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Persona: o que é, como criar a sua e por que criar

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Uma persona é uma representação fictícia do cliente ideal de uma empresa. É baseado em dados reais sobre comportamento e dados demográficos do cliente, bem como histórias pessoais, motivações, metas, desafios e preocupações. A função orienta a criação de conteúdo e o marketing digital.

Uma boa definição de persona passa justamente pelo contato com o seu público-alvo. Assim, em uma rápida análise, você pode identificar características comuns entre os potenciais compradores.

Se você possui uma base de clientes, esse será a fonte perfeita para começar suas investigações. Mesmo que tenha perfis diferentes de pessoas ou empresas que consumiram seu produto, alguns deles tendem a exemplificar a sua persona.

Mas ela não é necessariamente classificada por sexo, idade ou região, mas sim, pelos seus hábitos de consumo e preferências pessoais. Esses são dados que vão além de uma pesquisa numérica.

Uma dica importante é focar tanto em clientes satisfeitos quanto insatisfeitos. Em ambos os casos, você certamente aprenderá algo sobre a percepção do seu produto e quais desafios seus clientes estão encarando.

Qual é a diferença entre persona e público-alvo?

É comum que haja alguma confusão com esses conceitos. Vamos, então, deixar uma coisa bem clara: persona e público-alvo não são sinônimos!

Veja um exemplo prático:

  • Público-alvo: Homens e mulheres, de 24 a 30 anos, solteiros, graduados em arquitetura, com renda média mensal de R$ 3.500. Pretendem aumentar sua capacitação profissional e gostam de viagens.
  • Persona: Pedro Paulo tem 26 anos, é arquiteto recém-formado e autônomo. Pensa em se desenvolver profissionalmente através de um mestrado fora do país, pois adora viajar, é solteiro e sempre quis fazer um intercâmbio. Está buscando uma agência que o ajude a encontrar universidades na Europa que aceitem alunos estrangeiros.

O processo de criação de personas exige, em primeiro lugar, uma longa etapa de pesquisa do público da empresa. “Quando falamos em personas, diferentemente de público-alvo, precisamos de uma análise minuciosa de dados, dos comportamentos e interesses de um público já existente e não de um público que se busca atingir. Isso significa que elas não nascem de suposições, mas de uma aproximação real com o seu público, que lhe permite enxergar detalhes específicos e conhecê-lo de fato”, afirma a jornalista.

Sendo assim, é essencial estudar cada parte que vai compor suas personas. “Um passo importante neste processo é entender quais são os seus canais de contato com os clientes e o quanto você pode se aprofundar em conhecer as características desse público por meio desses canais”, diz. A essa altura, você deve responder algumas perguntas, como elenca a Isabela logo abaixo:

Sua empresa tem redes sociais?
Quais dados demográficos essa rede te fornece sobre o seu público?
Como são as interações das pessoas no seu perfil?
Quais conteúdos mais engajam?
O que os seguidores comentam?
Quais as principais dúvidas, pedidos ou reclamações que a sua página recebe por chat?

Indo um pouco mais além, você pode explorar diferentes referências que servirão como base para suas personas. “Um balanço das suas vendas também pode ser uma boa fonte. Qual é a região da cidade, estado ou país em que você mais tem clientes? Quais são os seus top produtos mais vendidos? Essas informações te levam ao contexto em que o seu público vive, além de evidenciar os interesses e preferências dele”, garante.

Após o cumprimento dessas etapas iniciais, as coisas começam a tomar forma. “A partir da coleta de todos esses dados, você está apto para fazer um mapa de empatia – ponto chave para a criação de personas! O mapa de empatia é uma ferramenta que te permite desenhar o perfil do seu cliente, com base nos sentimentos, dores e necessidades”. Essa etapa se baseia em 6 perguntas:

O que [seu público] pensa e sente? – Quais suas preocupações e sonhos, seus ideais?
O que vê? – Como é o mundo que o cerca, seu cotidiano, seus amigos?
O que ouve? – Comunicação que consome, pessoas e ideias que o influenciam, marcas preferidas
O que fala e faz? – Quais assuntos são importantes para ela?
Quais são suas dores?
Quais são suas necessidades?

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