Outbound marketing, como conceito, pode ser entendido por ser uma estratégia muito mais ativa, ou até mesmo agressiva do que o inbound marketing.
Explicando de forma simplificada, enquanto no inbound você cria condições para o cliente vir até você, com o outbound marketing, a empresa é quem vai atrás do cliente.
Pode ser considerado, na verdade, como um marketing clássico.
Propagandas de TV, rádio, cartazes, telemarketing, carros de som, enfim, muitos são os tipos de formas de fazer outbound marketing. E você já deve estar familiarizado com todos eles.
Todavia, com o uso maciço e cada vez mais contínuo de mídias sociais, o outbound migrou também para o online já há bastante tempo – e isso você também já percebeu.


O outbound marketing e suas diferenças para o inbound
Existem várias analogias que buscam explicar o que é inbound e o que é outbound: inbound é pescar clientes com uma vara, enquanto outbound é pescar com uma rede; inbound é atrair seu público com um ímã, já outbound é usar um alto-falante para captar a atenção.
Indo direto ao ponto e de uma forma objetiva, outbound marketing é a estratégia de prospecção ativa e inbound, a prospecção passiva.
Enquanto no inbound você cria mecanismos para atrair clientes em potencial, no outbound você identifica quem tem potencial para se tornar cliente e faz uma abordagem.
Quando falamos de prospecção ativa, muita gente torce o nariz pensando em telemarketing. Se você é uma dessas pessoas, saiba que esse é apenas um exemplo de prospecção ativa. Outros são:
- outdoors e banners em sites;
- propagandas de rádio, TV e até no YouTube;
- Facebook Ads, Google AdWords e muito mais!
Precisão e rapidez de solução
Uma das principais características do outbound é a agilidade na conversão de resultados.
Isso acontece porque o processo é ativo e o impacto das propostas nos usuários é imediato, ao contrário do que acontece na estratégia inbound, que tem resultados a médio e longo prazo.
No caso do outbound marketing, é possível converter um usuário em lead ou até mesmo em cliente com apenas algumas conversas.
Além disso, a estratégia permite uma alta segmentação do público, o que garante maior precisão no alcance das ações.
Como consequência, observa-se uma diminuição no ciclo de vendas e um retorno financeiro muito mais rápido.
Decisões assertivas
Outro benefício é conseguir validar se a sua buyer persona e seu discurso fazem sentido para as pessoas com quem você está se comunicando.
Como a sua empresa estará em contato com um número muito grande de pessoas, será possível mensurar se sua estratégia e comunicação fazem sentido – e isso servirá para ajustar sua estratégia de inbound posteriormente.
Além disso, tendo as informações centralizadas, armazenadas em um sistema de vendas, por exemplo, fica mais fácil mensurar os seus resultados como taxa de rejeição, conversão, entre outros.
Dessa forma, é possível tomar decisões com base em análises quantitativas e qualitativas, o que aumenta a assertividade das ações de marketing e, consequentemente, eleva as conversões de venda.
Diversidade de canais e mídias
O outbound marketing vai muito além das mídias tradicionais, como outdoors e propagandas de televisão. Hoje, as ferramentas digitais juntam-se às ações e ampliam os horizontes da prospecção ativa.
Com o avanço do marketing digital, o outbound pode ter campanhas online altamente personalizadas e segmentadas, que chegam a usuários realmente interessados no assunto.
Além disso, a possibilidade de trabalhar em diferentes canais, seja no offline ou no universo virtual, ampliam as oportunidades de divulgação e o alcance da marca no mercado.