Big Rock

Big Rock

Nova Atualização do Algoritmo do Google

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Na última semana (05 de outubro), o Google anunciou o lançamento do Core Update de Outubro de 2023, que deverá levar cerca de duas semanas para ser concluído e deverá conflitar com o período de implementação da Atualização de Spam de Outubro do buscador.

Confira os detalhes:

Core Update de Outubro de 2023

Esta é a terceira atualização central do algoritmo do Google este ano, e foi anunciada através do X e da páginas de atualizações de status de pesquisa:

Segundo o buscador, esta é uma atualização para recuperar e aprimorar alguns critérios de ranqueamento, o que pode significar a recuperação de alguns sites durante o período de implementação, mas que os verdadeiros resultados deverão ser observados após a implementação total. 

No entanto, com o lançamento da Atualização de Spam acontecendo ao mesmo tempo, pode ser difícil para os profissionais de SEO e marketing digital identificar os verdadeiros impactos de cada update.

Ainda assim, se o seu site segue boas práticas de SEO, é pouco provável que ele seja atingido pela atualização de spam, cujo objetivo é eliminar páginas que possam prejudicar o usuário. 

Por isso, acompanhe o tráfego orgânico do seu site nos próximos e fique atento para as possíveis oscilações no ranking. Caso muitas de suas páginas sejam totalmente removidas da classificação e não apenas percam posições, busque realizar uma Auditoria de SEO no seu site.

O que é um Core Update do Google?

Um “Core Update” (ou “Atualização Central”, em tradução livre) do Google refere-se a uma mudança significativa nos algoritmos principais de classificação de pesquisa do Google. Essas atualizações são projetadas para melhorar a relevância e a qualidade dos resultados de pesquisa.

Basicamente, o principal objetivo do maior buscador do mundo é fornecer aos usuários os resultados de pesquisa mais relevantes e de alta qualidade possível e, para isso, as atualizações do núcleo são feitas. Assim, o buscador pode refinar seus algoritmos e melhorar a forma como o sistema avalia e classifica as páginas da web.

O que fazer se meu site for impactado por um Core Update do Google?

Após uma atualização, alguns sites podem ver um aumento no tráfego de pesquisa, enquanto outros podem experimentar uma queda. É possível manter seu site relevante mesmo com as mudanças de algoritmo do Google e, para isso, é preciso estar atento às atualizações e cuidar do conteúdo de suas páginas para que elas atendam aos critérios de avaliação do buscador (ou Google Search Essentials).

As oscilações pós-atualização não significa necessariamente que há algo “errado” com os sites que veem uma queda, em vez disso, é uma indicação de que o Google reavaliou a relevância e a qualidade das páginas em relação às consultas de pesquisa dos usuários.

Para evitar que isso aconteça, o Google sugere que os proprietários de sites considerem algumas perguntas ao avaliar o conteúdo de seus sites, a fim de reduzir os impactos negativos das atualizações. Confira quais são:

Perguntas sobre o Conteúdo

Ao analisar a qualidade do seu conteúdo frente à uma atualização geral do algoritmo do Google, considere os seguintes pontos:

  1. O conteúdo fornece informações originais, reportagens, pesquisas ou análises?
  2. O conteúdo oferece uma descrição substancial, completa ou abrangente do tópico?
  3. O conteúdo fornece análise perspicaz ou informações interessantes que vão além do óbvio?
  4. Se o conteúdo se baseia em outras fontes, ele evita simplesmente copiar ou reescrever essas fontes e, em vez disso, oferece valor e originalidade adicionais substanciais?
  5. A manchete e/ou título da página fornecem um resumo descritivo e útil do conteúdo?
  6. A manchete e/ou título da página evitam ser exagerados ou chocantes em sua natureza?
  7. Esta é a página que você gostaria de marcar, compartilhar com um amigo ou recomendar?
  8. Você esperaria ver este conteúdo em ou referenciado por uma revista impressa, enciclopédia ou livro?

Perguntas sobre a Expertise, Confiabilidade e Relevância

Quando o assunto é qualidade do conteúdo, apenas critérios de avaliação estrutural – como títulos e descrições – não são o suficiente para o Google. Ao analisar suas páginas, considere se:

  1. O conteúdo apresenta informações de uma maneira que faz você querer confiar nele, como fontes claras, evidências da expertise envolvida, informações sobre o autor ou o site que o publica?
  2. Se você pesquisasse o site que produz o conteúdo, teria a impressão de que ele é bem confiável ou amplamente reconhecido como uma autoridade em seu tópico?
  3. Este conteúdo foi escrito por um especialista ou entusiasta que demonstravelmente conhece bem o tópico?
  4. O conteúdo está livre de erros factuais facilmente verificáveis?
  5. Você se sentiria confortável confiando neste conteúdo para questões relacionadas ao seu dinheiro ou à sua vida?

Perguntas sobre a Produção do Conteúdo

Outro ponto crucial para conquistar bons resultados nas SERPs do Google é analisar se o seu time de Marketing de Conteúdo está entregando artigos e materiais bem produzidos. Avalie, por exemplo, se:

  1. O conteúdo está livre de erros de ortografia ou estilísticos?
  2. O conteúdo foi bem produzido ou parece ter sido feito às pressas ou de forma descuidada?
  3. O conteúdo é produzido em massa por ou terceirizado para um grande número de criadores, ou distribuído por uma grande rede de sites, de modo que páginas ou sites individuais não recebam tanta atenção ou cuidado?
  4. O conteúdo tem uma quantidade excessiva de anúncios que distraem ou interferem no conteúdo principal?
  5. O conteúdo é exibido adequadamente para dispositivos móveis?

Perguntas Comparativas

Por fim, o seu conteúdo não precisa apenas ser bom: ele deve ser o melhor entre os primeiros resultados do Google. O buscador avalia critérios relacionados ao conteúdo, à construção das páginas, fatores de SEO e – claro – a experiência do usuário.

Por isso, para garantir um bom resultado, descubra se:

  1. O conteúdo oferece valor substancial em comparação com outras páginas nos resultados de pesquisa?
  2. O conteúdo parece estar atendendo aos interesses genuínos dos visitantes do site ou parece existir apenas porque alguém tentou adivinhar o que poderia ter uma boa classificação nos motores de busca?

Ao se concentrar em atender a esses critérios, os sites têm uma chance melhor de se sair bem nas atualizações do núcleo do Google e de oferecer valor real aos visitantes.

Conte com uma Agência de SEO para garantir bons resultados no Google

Mudanças de algoritmo do Google são mais comuns do que você imagina; na verdade, o próprio buscador afirma que realiza mais de 300 atualizações todos os anos. Algumas, como os Core Updates, são mais impactantes e geram oscilações mais perceptíveis.

Por outro lado, algumas atualizações menores podem causar um impacto tão relevante quanto os Core Updates, sem que você saiba como ou o que causou esses “problemas” no seu site, levando a uma queda no seu tráfego orgânico.

Aqui na Agência Big Rock nós já ajudamos diversas empresas que passaram pelos mais variados tipos de queda de tráfego orgânico causados pelas atualizações do Google. Por isso, independente do seu problema, nós podemos achar a solução!

Post relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *