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Geração de Leads: por onde começar, quais canais utilizar, dicas e muito mais.

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Geração de Leads é o início da estratégia de Inbound Marketing, com táticas de geração de tráfego para atrair visitantes e materiais educativos para converter esses visitantes em Leads. Assim, usando técnicas como Automação de Marketing, é feita a gestão e nutrição desses Leads gerados para transformá-los em clientes.

O principal objetivo do marketing digital é gerar demanda para os produtos e serviços da sua empresa. Ou seja, atrair oportunidades de negócios por meio de seus canais online. Para fazer isso, no entanto, é preciso mais do que apenas ter um site.

Um erro que muitas empresas cometem é usar apenas um formulário de contato em uma página, quando na verdade existem muitas outras oportunidades para converter seus visitantes em leads e fortalecer relacionamentos. Alguns podem até ser conteúdos que sua empresa já possui.

Na Resultados Digitais, já criamos centenas de conteúdos educativos nos mais diversos formatos, e aprendemos muito orientando nossos clientes. A postagem de hoje buscará condensar todo esse conhecimento, mostrar como começar, oferecer conselhos sobre iscas de geração de leads e muito mais!

O que é geração de Leads

A geração de leads é onde sua estratégia de marketing de entrada começa. Usar uma estratégia eficaz de geração de tráfego para atrair visitantes é crucial para um começo bem-sucedido. Porém, quando seu site atingir esse objetivo, não é uma vitória a declarar, pois esse é apenas o primeiro passo.

Em seguida, você precisa desenvolver materiais educativos e agregar valor para converter esses visitantes em leads. Em marketing e vendas, um lead é uma oportunidade que fornece informações de contato (como nome e e-mail) em troca de algo (como material educacional ou uma oferta de valor).

Quando esse “negócio” satisfaz ambas as partes, gera leads para a empresa. Depois, não se esqueça deles, ou todo o seu esforço será em vão! Utilizando tecnologias como automação de marketing, é necessário gerenciar e nutrir esses leads gerados para convertê-los em clientes.

Por que é necessário gerar leads?

Como dissemos acima, um Lead é gerado quando alguém fornece suas informações de contato (nome, email, telefone etc.) em troca de uma oferta de valor que você oferece em seu site ou blog. Essa oferta de valor deve ser um conteúdo rico, algo exclusivo, como um eBook, guia, template, planilha, checklist, trial ou até mesmo um diagnóstico gratuito.

Com a geração de Leads, você consegue avaliar o interesse de seus visitantes em suas ofertas e ainda entende como está a sua conversão. Se você possui uma boa taxa de conversão é sinal de que seu conteúdo é atrativo para sua persona. Saber o estágio de compra do Lead também é um fator importante.

Benefícios da geração de Leads

  • Conseguir o contato completo de potenciais clientes
  • Firmar-se como autoridade de conteúdo no seu nicho
  • Educar o mercado sobre a área em que sua empresa atua
  • Entender os interesses dos visitantes do seu site ou redes sociais
  • Fazer uma comunicação direta por email ou WhatsApp com potenciais clientes
  • Nutrir no tempo certo os Leads até o momento da venda
  • Manter o pipeline de vendas sempre cheio de oportunidades
  • Fazer vendas com mais recorrência e volume

Utilize Landing Pages, pop-ups e formulários

Landing Pages

Landing Pages são páginas de captura que ajudam no processo de geração de Leads. Elas são fundamentais, pois apresentam uma estrutura simples e com objetivo definido. Utilizando uma ferramenta de Automação de Marketing, como o RD Station Marketing, você consegue criar de forma rápida uma Landing Page.

Nela, você terá geralmente uma chamada principal, uma descrição do material rico que está oferecendo, um formulário com os campos necessários para geração do Lead (nome, email e outros campos personalizados) e um Call-to-Action (CTA), que é um botão de ação para envio das informações. O material oferecido e a estrutura da Landing Page são decisivos para obter uma boa taxa de conversão.

Pop-ups

Um pop-up é uma janela que abre no navegador quando se acessa uma determinada página. Os tipos mais eficientes são os seguintes:

Pop-up formulário: é exibido em seu site de forma centralizada quando o visitante tenta sair da página. Ele é excelente para recuperar visitantes que já estavam decididos a fechar a página;

Pop-up CTA: aparece no canto da tela quando seus visitantes rolam 50% da página. Ele possui dois principais objetivos: promover as suas Landing Pages e avançar os seus visitantes na Jornada de Compra.

Formulários

Os formulários também são uma excelente alternativa para geração de Leads e podem ser inseridos diretamente nas páginas de seu site. São ideais para casos em que o formulário deve fazer parte de uma página já existente (como um post de blog) ou deve ocupar pouco espaço no site (como um formulário de newsletter).

E você ja começou a gerar seus leads?

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